Um dia nos Cachoeirinhos

Todos os dias são diferentes.

Mas claro, temos as nossas rotinas, as nossas salas e recantos preferidos, o parque para brincar e arriscar, todos os dias.

N’Os Cachoeirinhos não vivemos sem...

Amor e Segurança

Amor e segurança são as primeiras necessidades básicas da criança e por isso a nossa prioridade. Estamos presentes e vivemos com as crianças, diariamente. Damos colo, afeto, beijinhos e abraços. Damos amor e segurança para que as crianças sintam sempre amadas e seguras...

Duas crianças de berçário a brincarem com a educadora.

Respeito - ritmos - processo

A cada dia conhecemos melhor cada criança e por isso somos mais capazes de respeitar os gostos, interesses, ritmos e necessidades.
Desejamos que cada criança se sinta olhada e respeitada na sua singularidade enquanto Ser.

Autonomia

A criança é o principal agente da sua própria vida e do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Procuramos estimulá-la a desenvolver a sua autonomia, não só para desempenhar as atividades diárias, mas também para tomar decisões sobre as suas amizades, brincadeiras, interesses…
Ao incentivarmos a criança a fazer por si própria, estamos também a mostrar que confiamos nela, que acreditamos que ela é capaz. E esse é o melhor contributo que podemos dar para a sua auto-estima.

5 crianças à mesa a almoçar de forma independente.
Duas crianças e brincarem.

Brincar

A brincadeira é uma atividade livre e espontânea. Enquanto brinca, a criança exprime-se e revela quem é; reproduz e compreende o que os adultos fazem; aprende….
Esta é a atividade privilegiada da infância e, por isso, é a que mais valorizamos na nossa prática. Queremos, sobretudo, que as crianças brinquem!!

As experiências - aprendizagem

Aprendemos com as nossas experiências. Acontece com todos nós, e com as crianças não é diferente.
É através das experiências - especialmente com o corpo - que as crianças se conhecem a si próprias, aos outros, ao mundo, e a tudo o que as rodeia.

Uma criança a brinca no exterior com lama.
Grupo de crianças a explorar um campo com árvores de fruto.
Três crianças a sentir a água da chuva a cair.

Curiosidade

As crianças são muito curiosas e isso impulsiona-nas para a frente, para descobrirem mais e mais.
Propomos diferentes experiências às crianças, conversamos com elas, fazemos e ouvimos as suas perguntas. Procuramos estimular o pensamento divergente e alargar horizontes de possibilidades.

OCEPE

A Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar são um documento editado pelo Ministério da Educação e Direção Geral de Educação e publicado em 2016. Este documento fundamenta e orienta a nossa prática e ajuda-nos a pensar, trabalhar e melhorar.

”Estamos muito, muito, muito satisfeitos com a qualidade, com a competência, com a calma e tranquilidade que as auxiliares e educadoras nos transmitiram desde sempre…“

— Tiago, pai de uma criança d'Os Cachoeirinhos

Receba as nossas novidades por email

Ainda não está pronto(a) para tomar uma decisão? Nós entedemos perfeitamente! Receba um email por mês e mantenha-se a par das atividades vamos fazendo!

Obrigado(a)! Formulário submetido com sucesso.
Oops! Alguma coisa correu mal ao submeter o formulário. Tente de novo ou entre em contacto connosco.